O BaianaSystem é um projeto musical formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em SalvadorBahia nos anos 1940 e que foi responsável pela criação do trio elétrico. O nome vem da junção de “guitarra Baiana” com “sound system“, que são sistemas de som criados e popularizados na Jamaica. A ideia inicial era a utilização de bases novas e/ou conhecidas onde a guitarra pudesse assumir o papel de “canto” nesse sistema, dividindo e dialogando com a voz. Idealizado pelo guitarrista Roberto Barreto, o BaianaSystem começa – já em 2009 – a experimentar e gravar as músicas inéditas que dariam forma ao primeiro disco lançado no início de 2010. Essa produção foi feita ao lado do baixista e produtor Seko Bass, e já com a presença e criação de Russo Passapusso, que representa a linguagem “sound system” desse projeto. Junto com essa construção musical, o conceito visual também se agrega com a direção visual de Filipe Cartaxo.

O BaianaSystem conta com a colaboração de diversos músicos, produtores e artistas. Entre os colaboradores mais frequentes que ajudam a formatar a sonoridade, esta os DJ e produtor João Meirelles e guitarrista Junix, o maestro Ubirantan Marques e o percussionista Ícaro Sá.

Com cinco álbuns lançados, turnês internacionais pela Europa, E.U.A., Japão, China além dos mais importantes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, João Rock, New Orleans jazz festival,Fuji Rock, Roskilde Festival etc., o grupo conhecido pela força imagética e simbólica e das suas apresentações ao vivo, recebeu inúmeros prêmios de melhor show do Brasil, “Grupo do ano” por votações dos mais importantes jornais e publicações especializadas, e teve suas músicas usadas por trilhas de filmes, aberturas de novela além de comerciais da Apple, Google, Riot e sua ligação com trilhas de videogames, séries e filmes.

Na discografia, o álbum “O Futuro não demora” foi o vencedor do 20th Grammy Latino em 2019, e o clipe de “Saci” Remix foi indicado ao Grammy 2020, juntamente com a faixa “Libertação” ao lado de Elza Soares. Colaborar com artistas e produtores dos mais variados tem sido também uma marca do BaianaSystem, que ao longo desses 13 anos de carreira já teve trabalhos com Gilberto Gil, B Negão, Pitty, Margareth Menezes, Tropikillazz, Vanessa da Mata, Pavilhão 9, Antônio Carlos e Jocafi, Lazzo, Mateus Aleluia, Ilê Aye, Luiz Caldas e muitos outros.

 

Nas palavras de BNegão

“Da música jamaicana vem a sabedoria das divisões e dos graves de Seko Bass (também responsável pela maioria das programações das batidas originais, ou seja: o “homem-cozinha” do grupo);

Das antigas festas de largo, da tradição fotográfica e da arquitetura moderna, vem os frames, máscaras e traços de Filipe Cartaxo;

Da mistura sem precedentes entre o toaster jamaicano e o samba do recôncavo baiano, vem o estilo inovador de Russo Passapusso;

Das tradições da guitarra baiana (inventada pelos mestres Dodô & Osmar) em conjunto com uma forte influência africana, vem Roberto Barreto (o idealizador do BS), com suas linhas e riffs que dão a identidade final e definitiva ao Baiana.

Quatro cabeças pensantes, à serviço da arte dançante.

Do alto do seu Navio Pirata, estes destemidos tripulantes, ao mesmo tempo que traduzem em seu próprio estilo, os sons das ruas e vielas, propõe uma nova ordem; libertária, capaz de provocar uma catarse coletiva por onde quer que passem.

Ijexá,Afoxé, Dancehall, Pagodão, Sambareggae,Cumbia, Chula, Dub, Cabula, Kuduro, Samba Duro, Cantiga de Roda, Eletrônica…

África

Brasil Caribe.

A riqueza de ritmos e referencias que brotam, não como “pesquisa”, e sim como vivência.

Sentimento e movimento.”

 

 

 

 

Nas veias abertas da América Latina Tem fogo cruzado queimando nas esquinas Um golpe de estado ao som da carabina, e fuzil Se a justiça é cega, a gente pega quem fugiu

NAVIO PIRATA

O Navio surgiu há alguns anos justamente pela ideia da pirataria como uma forma de abrir brechas em todo o sistema, voltar o olhar para o invisível, para o que não se tem dado atenção na festa, ter um contato mais próximo e vir na contra mão do que estava sendo a logica do carnaval. Sair a bordo do Navio Pirata e mergulhar no mar de gente, sons e luzes é sempre combustível e vital para o BaianaSystem.

 

https://www.instagram.com/navio_pirata

Play Video