(Russo Passsapusso/ Antonio Carlos&Jocafi/ Sekobass/ Roberto Barreto / Bira Marques)
Produzida por BaianaSystem
Máquina de Louco Editora
Produção musical SekoBass e Russo Passapusso
Arranjos e direção musical – SekoBass e Russo Passapusso
Mixada por Daniel Ganjaman
Masterizada por Fernando Sanches
Russo Passapussusso – Voz
Antonio Carlos e Jocafi – voz
Roberto Barreto – Guitarra Baiana
Sekobass – Baixo, programações e synths
Ubiratan Marques – Piano
Icaro Sá – percussão e programação
JapaSystem – Percussão
Junix 11 – Guitarra
Joatan Nascimento – Trompete
Coro de Voz – Dyani Primo e Andreia Jordão
Para nós do lado de cá do Atlântico, tudo de alguma forma vem banhado pelas águas. O som do mar é a fonte de sabedoria que sussurra histórias escritas em praias distantes. Um filme produzido e rodado em Moçambique, baseado no livro de um escritor angolano, que ganha contornos quase mitológicos e se passa numa cidade além do tempo e da geografia, foi o o ponto de partida que deu vida a Miçanga, faixa que o BaianaSystem lança juntamente com Antônio Carlos & Jocafi no próximo dia 24 de janeiro em todas as plataformas musicais.
Avó Dezanove e o Segredo do Soviético, do diretor João Ribeiro, chegou como uma proposta de produção para a trilha do filme e imediatamente transportou a criação para ambientes e sentimentos que passam pelos muitos caminhos da diáspora. E com isso voltamos para a praia. Entradas, saídas, mistérios, esperança, cores, poesia. Os elementos que dispomos na praia , sejam nos objetos, nos seres, no ecossistema e nas relações sociais que ali se desenvolvem, se traduzem aqui numa espécie de amuleto, um patuá com poder pra transformar tudo que ali está envolvido. Um colar de Miçanga. Um presente como poesia.
A faixa foi produzida pelo BaianaSystem e mais uma vez traz a marca de uma parceria musical e artística que vem se consolidando cada vez mais. Daniel Ganjaman, produtor dos dois últimos álbuns e com uma importância decisiva na história do grupo, fez a pós produção e mixou essa música que vem banhada com os versos e a sabedoria popular de Antônio Carlos & Jocafi.
Miçanga sai pelo selo Máquina de Louco e é o segundo single lançado após o álbum vencedor do Grammy Latino “O Futuro não Demora”. O piano cheio de latinidade mais uma vez está a cargo do maestro Ubiratan Marques, que teve um diálogo bem forte com a sonoridade inconfundível do trompete de Joatan Nascimento e com a guitarra baiana de Roberto Barreto. Sekobass, além do baixo, é responsável pela programação de base, synths e divide a produção da música com Russo Passapusso, que também conduziu os arranjos vocais. A direção da percussão ficou a cargo de Ícaro Sá que gravou juntamente com JapaSystem todos os instrumentos, e a presença marcante de Junix 11 na guitarra. Muitas contas de um mesmo colar para traduzir esperança e colorido para nosso tempo.